O PPGLA convida toda a comunidade acadêmica para a palestra “Redução silábica na família Caribe: o caso especial de Werikyana”, com o Prof. Dr. Spike Gildea (Universidade de Oregon).
A palestra irá ocorrer no dia 23 de setembro de 2024, de 10h às 12h, na sala 505 da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT-UEA). O evento é gratuito e as inscrições ocorrerão no ato da palestra.
Spike Gildea é professor e chefe de departamento da University of Oregon. Doutor em linguística pela mesma universidade. Desenvolve trabalhos em linguística histórico comparativa e descritiva funcional com foco nas línguas da família linguística Caribe. Em 1988, iniciou seu primeiro trabalho com a língua Panare, na Venezuela. Ao longo de sua carreira, trabalhou com povos originários falantes de 15 línguas Caribe e tem se dedicado, intermitentemente, à elaboração de gramáticas descritivas das línguas Katxuyana, Akawaio e †Tamanaku. Ele também atuou como orientador de teses sobre diversas línguas indígenas, tanto da família Caribe quanto de outras famílias linguísticas, como Chibcha, Maya, Pano e Macro-Jê. Atualmente, Gildea tem se dedicado ao estudo da tipologia diacrônica, especialmente em relação a padrões de alinhamento ergativo e
hierárquico em orações principais, além de atuar como co-editor da série Typological Studies in Language. Sua contribuição à linguística tem sido fundamental para a documentação e compreensão das línguas indígenas da América do Sul.
0 comentário