No dia 14 de março, o PPGLA-UEA promoverá a roda de conversa “Arte em ação: diálogos transformadores na exposição coletiva de Ativistas”, com a curadora de artes visuais, Virna Lisi.
A iniciativa integra o projeto “PPGLA em extensão: criação, interpretação, difusão” (PADEX-PROEX-UEA) que tem como premissa o intercâmbio entre pesquisa acadêmica e práticas artísticas.
Por sua vez, o Ciclo congrega o modelo acadêmico do debate com a experiência das vivências artísticas, permitindo assim um colóquio abrangente entre academia e sociedade. Os participantes desse projeto são docentes, discentes de graduação e pós-graduação, egressos e agentes externos da comunidade artística.
📍 Local: Sala 505 da Escola Superior de Artes e Turismo | ESAT-UEA
🕙 Horário: 10h
🎟️ Atividade gratuita e aberta ao público. Inscrições no dia do evento. Haverá declaração para contabilizar horas complementares.
Virna Lisi é curadora de arte, cientista social (UFAM-2001), museóloga (UNISOL – 2007) e Produtora Cultural. Como curadora independente, já trabalhou com renomados artistas locais e apresentou novos talentos que se tornaram influentes na arte contemporânea do Amazonas. Entre suas curadorias destacam-se:
“AMAZÔNIA CREW” na Galeria Choque Cultural em São Paulo;
“MAMA TUYUKA” na Galeria Moacir de Andrade – SESC Amazonas;
“Outra geração manauara” na Galeria do Largo em Manaus;
“O CANTO DO POETA”, sobre a vida e obra de Alencar e Silva, no Palacete Provincial em Manaus;
“AMAZONIEN” na Galerie Kandinsky em Viena, Áustria;
“REMADAS” de Francimar Barbosa no Bubuia Espaço Cultural.
Durante a roda de conversa, a curadora abordará os seguintes temas:
• Narrativas sobre os elementos e os processos de construção de exposições coletivas com artistas urbanos da cidade de Manaus;
• Concepção, referências e origens periféricas nas exposições Amazônia Crew e Verniz;
• A arte como instrumento de pautas sociais e sua presença constante nos coletivos artísticos;
• Desinvenção – a exposição de coletivos e a liberdade na criação estética;
• ECCOAA – o desafio de conceber uma única obra coletiva;
• Estruturas curatoriais e possibilidades alternativas;
• O descarte de uma exposição como embrião para novos projetos.
Nos dias 05 e 12 de abril, ocorrerá o Festival Som Manaus, coordenado pela doutoranda Rayssa Deschain (PPGLA-UEA) e pelo produtor cultural Fred Farias, com apoio financeiro da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Segundo os coordenadores, “o Festival Som Manaus tem uma proposta abrangente que busca apresentar a diversidade musical de Manaus e sua produção autoral com ritmos e gêneros diferentes de forma acessível e que amplie o Leia mais…
0 comentário