No próximo dia 27, será lançado o livro “Reescrevendo a Terra à Vista: a literatura de autoria indígena amazonense em destaque”. A transmissão ocorrerá pelo canal do projeto Intercidade, no YouTube, às 19h (horário local de Manaus).
O livro é resultado da segunda etapa do projeto Reescrevendo a Terra à Vista, coordenado por Alex Viana, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA-UEA). A obra recebe o selo da Editora Fi e reúne escritos dos autores indígenas: Bete Morais, Márcia Wayna Kyana Kambeba, Roní Wasiry Guará, Tiago Haki e Yaguarê Yamã.
A obra também apresenta oito capítulos, derivados de contribuições de pesquisas acadêmicas sobre literatura de autoria indígena, assinados pelos autores: Alex Viana Pereira, Delma Pacheco Sicsú, Francisco Bezerra dos Santos, Lucila Bonina Teixeira Simões, Maria Evany do Nascimento, Rallyme Vasconcelos Costa, Thayla Leite Alves e Weslley Dias Cerdeira.
Segundo Alex Viana, “o projeto surgiu do desejo incessante de contribuir com a difusão da literatura indígena produzida no Amazonas. Embora o número de obras e escritores/as seja significativo, muitos ainda acabam ficando na invisibilidade, até mesmo dentro de sua própria região de origem, uma lamentável realidade que precisa ser transformada, para que a poética e os saberes da floresta sejam ouvidos, apreciados e praticados”.