Foi com grande pesar que o Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA-UEA) recebeu, nesta segunda-feira (12), a notícia do falecimento de Márcio Souza, aos 78 anos. Natural de Manaus, o escritor, dramaturgo, cineasta e jornalista foi uma das figuras mais influentes da cultura amazônica e desempenhou um papel central na literatura, teatro e cinema brasileiros.
Márcio Souza alcançou reconhecimento com seu primeiro romance, Galvez: Imperador do Acre, publicado em 1976. Outro marco importante de sua carreira foi o romance Mad Maria, que serviu de inspiração para uma minissérie televisiva, solidificando sua posição como um dos mais destacados escritores do Brasil.
Em 1970, Márcio Souza também se aventurou no cinema, escrevendo e dirigindo o filme A Selva, baseado no romance do escritor português Ferreira de Castro. Além de suas realizações literárias e cinematográficas, Márcio Souza teve uma expressiva trajetória na gestão cultural do estado do Amazonas.
No campo acadêmico, atuou como professor assistente na Universidade de Berkeley e foi escritor residente em instituições como Stanford, Austin e Dartmouth. Márcio Souza foi ainda membro da Academia Amazonense de Letras e presidiu o Conselho Municipal de Cultura (Concultura-Manaus).
Nas artes cênicas, dirigiu o Teatro Experimental do Sesc (Tesc) do Amazonas, contribuindo significativamente para a vida cultural da região.
Com formação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, Márcio Souza também se destacou como crítico de cinema e articulista em vários jornais e revistas brasileiras, dedicando sua vida à promoção da cultura amazônica.
Expressamos nossas mais sinceras condolências aos familiares e amigos. Desejamos que encontrem conforto e paz para superar este momento de grande tristeza e dor.

Categories: Sem categoria

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *