Amazônia – escritas possíveis: memória, interpretação, alteridades

Data de início: 01/10/2018
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: Atendendo a chamada para o PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA NA AMAZÔNIA – Edital no.21/2018, o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas, associando-se ao POSLIT-UNB (Associada 1) e ao PPGLA-UEA (Associada 2) vem propor a realização do projeto AMAZÔNIA – ESCRITAS POSSÍVEIS: memória, interpretação, alteridades com vistas à consolidação dos dois programas (PPGL e PPGLA) situados na região Norte do país. A realização do projeto baseia-se na cooperação interinstitucional com o POSLIT/UnB considerando a pontuação obtida por esse programa como também a parceria estabelecida entre UFAM e UnB para o doutorado interinstitucional iniciado em 2017. A associação entre UFAM e UEA decorre de um conjunto de fatores que moldam os perfis do PPGL e do PPGLA: 1) ambos os programas possuem numerosos egressos que atuam na rede pública estadual e municipal; 2) são constituintes da rede de pós graduação das duas maiores IES públicas do Amazonas; 3) concentram potencial humano e técnico para a pesquisa nas áreas de Letras e Artes; 4) abrigam campos e linhas de pesquisa com vocação inovadora, carecendo 3/8 de apoios para o seu desenvolvimento precisando, para desenvolvê-los, de ampliação da formação docente e interação científico-acadêmica; 5) podem vir a se constituir como Programas de referência no Norte do Brasil, considerando-se a vocação de ambos para formar quadros para o estado do Amazonas, para o Norte do Brasil e da América Latina, conforme tem provado o PAEC. A proposta aqui apresentada espelha esses fatores na medida em que seu escopo, a Amazônia, poderá ser vista em perspectiva temporal (memória), em um campo epistemológico e/ou hermenêutico (interpretação) e numa relação dialógica/dialética (alteridade). Saindo, portanto, da ótica reducionista na qual a Amazônia é o locus da natureza selvagem e das manifestações primitivas, passa-se para o campo cultural mais alargado onde são observadas os processos reflexivos e a dinâmica expressiva registrada pelas Artes e a Literatura a partir de interações, singularidades, diferenças, pareamentos e o aspecto ontológico de sua contribuição na elaboração das narrativas de um mundo que se busca compreender mais heterotópico. Da cooperação entre a proponente e as associadas, desejam-se como resultados: a) a consolidação e fortalecimento do PPGL e do PPGLA (aí incluída a formação docente e a qualificação de indivíduos com potencial criativo e analítico, artístico e literário); b)interação entre as redes de pesquisa em Letras e Artes tendo em vista a cooperação nacional e internacional; c)captação de recursos para fomento à pesquisa; d) visibilidade dos projetos de pesquisa em andamento e a serem desenvolvidos por meio de publicações qualificadas e emprego de tecnologias inovadoras; e) formação de recursos humanos de alta qualidade nas áreas de conhecimento de que essa proposta trata.

Responsável pelo projeto: Prof. Dr. Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque
Docentes do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes envolvidos:
PROF. DR. ALLISON MARCOS LEAO DA SILVA
PROFA. DRA. CAROLINE CAREGNATO
PROFA. DRA. JUCIANE DOS SANTOS CAVALHEIRO
PROFA. DRA. LUCIANE VIANA BARROS PASCOA
PROF. DR. MARCIO LEONEL FARIAS REIS PASCOA
PROFA. DRA. RENATA BEATRIZ BRANDESPIN ROLON

SEDUC – Secretaria de Estado da Educação e Desporto Escolar do Amazonas

O Programa de Pós-graduação em Letras Artes é participante do Convênio 022/2022-SEDUC-UEA. A universidade firmou um convênio com a Secretaria de Educação do Amazonas no ano de 2022 para oferta de vagas em cursos de pós-graduação stricto sensu destinada a docentes da SEDUC. Foram selecionados 6 PPGs da UEA. Como PPG partícipe, o PPGLA reservou 20 vagas de mestrado para esse público, a serem distribuídas por até três processos seletivos. Em 2022 foram selecionados 7 alunos e no final de 2024 (para ingresso em 2025) mais 8, restando ainda 5 vagas a serem oferecidas no próximo processo seletivo. Em contrapartida, a SEDUC fez um aporte financeiro aos programas da UEA, cabendo ao PPGLA o montante de R$ 972.951,80 (novecentos e setenta e dois mil, novecentos e cinquenta e um reais e oitenta centavos), a serem utilizados em rubricas de custeio e capital. Com esse recurso,  o PPGLA pode adquirir equipamento, mobiliário, fazer reformas estruturais ou de acabamento, pagar serviços de terceiros diversos (como editoração, revisão e tradução de textos), comprar passagens, pagar diárias (seja para docentes, seja para discentes) dentre outras despesas possíveis. Com essa iniciativa, as instituições envolvidas esperam a formação, até 2027, de 20 mestres em Letras e Artes dentre os professores da educação básica na rede estadual. Todos devem retornar ao sistema para fazer jus à promoção funcional e poderão qualificar mais ainda a formação de seus próprios alunos nas escolas.

Cooperação Nacional UEA-UFRR-UNIR-UFAP-UFF-UFU-UFAC

No âmbito da nucleação do Norte brasileiro, o PPGLA integrou ação de mobilidade discente e compartilha de docentes. Recebeu assim discentes da Universidade Federal do Acre, enquanto alguns docentes do PPGLA atuaram em rede para oferta de disciplinas, em modo híbrido, a mais de um programa do grupo conveniado. Ao longo do quadriênio, os docentes Allison Leão, Juciane Cavalheiro e Augusto Rodrigues integraram a iniciativa de oferta em rede de disciplinas. Os programas de pós-graduação envolvidos foram predominantemente da região Norte, mas também foram inseridos dois programas da região Sudeste, sendo estas as instituições relacionadas: Universidade do Estado do Amazonas, Universidade Federal de Roraima, Universidade Federal de Rondônia, Universidade Federal do Amapá, Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal de Uberlândia. Cada programa cadastrou a disciplina em seu sistema, com sua própria ementa, e ofertou vagas para alunos especiais. Os estudantes matriculados foram distribuídos em programas diferentes de sua origem institucional, configurando-se assim como alunos especiais. Ao mesmo tempo, a disciplina se completava em modo presencial com os docentes em suas respectivas IES. Com o término da disciplina, os discentes puderam solicitar o aproveitamento dos créditos em seus programas originais. No quadriênio, essa iniciativa atendeu mais de trezentos alunos. Essa ação derivou do Procad-Amazônia/Capes, contando com duas associações diferentes de programas como matrizes da iniciativa: UNIR-UFRR-UFF; UFAM-UEA-UnB.


Repertório Internacional de Iconografia Musical no Brasil

O RIdIM-Brasil (Repertório Internacional de Iconografia Musical no Brasil) foi fundado em 2008, na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, sede principal da Comissão Mista Nacional, com o objetivo de promover o projeto nacional de indexação, catalogação, pesquisa e divulgação do patrimônio iconográfico musical no Brasil.
O RIdIM-Brasil trabalha com métodos e princípios de catalogação de obras e documentos de interesse iconográfico musical. Congrega pesquisadores, profissionais e técnicos indicados pelas instituições de apoio participantes para providenciar a identificação, catalogação e disponibilização das informações relativas à iconografia musical ao mesmo tempo em que promove, desenvolve e divulga pesquisas no mesmo campo de estudo (iconografia musical). O RIdIM-Brasil promove congressos nacionais a cada biênio, organizando anais, livros e catálogos sobre iconografia musical, além da base de dados lançada em 2015, que reúne mais de 3000 registros de fontes visuais relativas à cultura musical no Brasil. Além da Comissão Mista Nacional, presidida pelo Prof. Dr. Pablo Sotuyo Blanco, o RIdIM-Brasil divulga a informação sobre as atividades dos diversos Grupos de Trabalho do RIdIM-Brasil. No Estado do Amazonas funciona um Grupo de Trabalho em prol do RIdIM-Brasil, coordenado pela Profa. Dra. Luciane Páscoa, com participação de pesquisadores e alunos. Vinculados a este GT, destacam-se projetos de pesquisa que reúnem diversos produtos bibliográficos na área, como o “Iconografia Musical, Iconologia e Intertextualidade: abordagens interpretativas”, e o “Estudos musicais luso-brasileiros”, coordenados respectivamente pela Profa. Dra. Luciane Páscoa e pelo Prof. Dr. Márcio Páscoa. Este GT está sediado no Programa de Pós-Graduação em Artes e Letras da Universidade do Estado do Amazonas, em Manaus.