Projetos Interinstitucionais
1. Amazônia – escritas possíveis: memória, interpretação, alteridades
Prof. Dr. Allison Leão da Silva
1. Depois da Madrugada: panorama da literatura amazonense contemporânea (1966-1990)
Linha de Pesquisa: ARQUIVO, MEMÓRIA E INTERPRETAÇÃO
Área de Concentração: Representação e interpretação artística, literária e linguística
Início: 06/03/2017
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: Este projeto tem como proposta iniciar uma investigação sobre as configurações da literatura produzida no Amazonas contemporaneamente, estabelecendo-se como recorte temporal inicial o ano de 1966 e final o ano de 1989, uma vez que se trata de uma primeira parte (dois anos) de um amplo estudo, previsto para durar quatro anos. Nossa pesquisa intenta levantar as características formais e temáticas, assim como as interações do campo intelectual literário nesse cenário.
2. Bases para constituição do arquivo literário e lítero-visual do Amazonas
Linha de Pesquisa: ARQUIVO, MEMÓRIA E INTERPRETAÇÃO
Início: 01/01/2013
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: O projeto foi gestado no interior das atividades de ensino e pesquisa do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes da UEA. O contato de pesquisadores que compõem o programa, oriundos de áreas distintas como os estudos literários e os estudos sobre as artes visuais, possibilitou a percepção de um campo cujas iniciativas, no Amazonas, ainda são incipientes. Trata-se do trabalho com arquivos literários, tema que se expande interdisciplinarmente. Pretendemos dar início à importante, fundamental etapa em que se devem forjar as bases para estudos de muitos anos. Assim, nosso primeiro objetivo é a investigação, levantamento e análise do estado da arte dos arquivos literários no Amazonas. Paralelamente a isso, pretende-se constituir uma metodologia de trabalho para o manuseio do material próprio aos arquivos literários. Esperamos também que um dos efeitos de nossa pesquisa seja a inserção da UEA numa rede de cooperação com instituições que tenham trabalho consolidado com arquivos literários. Para alcançar esses objetivos, a equipe envolvida (pesquisadores e estudantes) deverá percorrer as possíveis fontes de arquivo literário em Manaus, para compor um levantamento de seu estado, juntando a isso a constituição inicial de um acervo tanto teórico como de fontes primárias, a ser abrigado no PPGLA. Nossa metodologia, portanto, se compõe de um caráter de campo, de visitação e investigação do que e de como se têm disponíveis os arquivos literários atualmente no Amazonas (neste momento, especificamente em Manaus) e da leitura teórica clássica e atual sobre a questão dos arquivos de escritores. Como resultados, além dos objetivos propostos alcançados, esperamos iniciar uma nova forma de tratamento da memória artística no Amazonas, o que significaria um resultado de caráter ao mesmo tempo social, cultural, intelectual e histórico.
Prof. Dr. Carlos Renato Rosário de Jesus
1. A invenção da Gramática: história, ensino e crítica
Linha de Pesquisa: LINGUAGEM, DISCURSO E PRÁTICAS SOCIAIS
Início: 04/03/2019
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: Este projeto de pesquisa volta-se para um estudo crítico acerca das formulações teóricas e didáticas relativas ao conceito, estrutura e finalidades da Gramática, desde suas origens, com os gregos e romanos antigos, passando pela sua sistematização, em Língua Portuguesa, durante a Idade Média, até sua reformulação, na contemporaneidade brasileira, feita pelos gramáticos e linguistas que dela se ocupam. Tenciona-se estabelecer um estudo crítico da noção de Gramática, de um modo geral, com ênfase na investigação dos critérios que norteiam suas escolhas metodológicas. Dedicar-nos-emos, ainda, à compreensão histórico-epistemológica da arte, lidando tanto com autores antigos (e a respectiva tradução de suas grammaticae, quando for o caso de autores latinos), quanto com sua teorização linguística, com o devido direcionamento à sua produção em língua portuguesa. Com isso, esperamos compreender suas motivações teórico-metodológicas, no contexto de suas formulações antigas e recentes. A pesquisa não prescinde de abordagem didático-empírica, que poderia fornecer subsídios sólidos para a compreensão ampla do ensino da língua portuguesa em seu aspecto gramatical.
2. Retórica, Estilística e metalinguagem no contexto da prosa latina clássica
Linha de Pesquisa: LINGUAGEM, DISCURSO E PRÁTICAS SOCIAIS
Início:01/03/2017
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: Este projeto alinha pesquisas que envolvem tradução, exegese e interpretação de textos em grego e latim que versem sobre retórica clássica, bem como de outros tratados em prosa que discutam as formulações dos autores antigos – particular, mas não exclusivamente, Marco Túlio Cícero acerca de seu próprio idioma, seja no que concerne ao aspecto discursivo (oratório) e metalinguístico, seja no que tange ao aspecto social, cultural e filosófico. Também abriga trabalhos voltados para a intertextualidade, alusão e recepção de tais textos, tanto entre seus contemporâneos, quanto no conjunto dos autores e obras deles distanciados temporalmente. Como refinamento desse leque de pesquisa, será guardado espaço para o estudo do sistema fonético-fonológico da língua latina, sempre na perspectiva circunstanciada pelas inferências dos próprios autores clássicos.
Profa. Dra. Caroline Caregnato
1. Problemas de Cognição Musical e suas interfaces com a cognição em Dança e Teatro
Início: 05/03/2017
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: A área de pesquisa da Cognição Musical estão associadas investigações dos processos mentais envolvidos na apreciação e recepção musical, nas atividades de composição, de execução, de aprendizagem e desenvolvimento de conhecimentos em Música, entre outros assuntos. Como temas de pesquisa têm sidos abordados: os processos de memorização, a percepção musical, as representações mentais da música, o desenvolvimento do canto e de outras habilidades interpretativas, o talento musical, o stress relacionado à performance, entre outros. Estudos voltados para a compreensão de processos cognitivos associados a outras linguagens artísticas, como a Dança e o Teatro, também podem se valer dos saberes já construídos no campo da Música, não apenas pelo fato de a Cognição Musical ser uma área de estudo já bem consolidada, mas também por conta do caráter interdisciplinar existente entre as linguagens do Teatro, da Dança e da Música. Assim, esse projeto de pesquisa propõe o estabelecimento de interfaces entre as pesquisas do campo da Cognição Musical e os problemas, relacionados aos processos mentais envolvidos na produção, apreciação e aprendizagem/desenvolvimento em Dança e Teatro.
2. VERIFICANDO A EFETIVIDADE DE ESTRATÉGIAS USADAS POR PROFESSORES E ESTUDANTES PARA A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA MUSICAL
Início: 01/09/2018
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a eficiência de estratégias usadas por estudantes e sugeridas por professores para a construção da escrita musical. Este projeto abarca um conjunto de seis investigações, que serão conduzidas por uma equipe de trabalho envolvendo docentes e pesquisadores de quatro universidade brasileiras, e que são explicitadas nos objetivos específicos: (1) investigar se a ação de cantar enquanto a notação é produzida é algo que favorece a construção da escrita; (2) investigar se a análise auditiva da música antes da produção da notação é algo que favorece a construção da escrita; (3) investigar se a execução musical (ou seja, a manipulação de notas) antes da escrita é algo que favorece a produção de notação; (4) investigar se solfejar música (ou seja, manipular notas) antes da escrita é algo que favorece a produção de notação; (5) investigar se compor, usando instrumentos (ou seja, manipular notas), antes da escrita é algo que favorece a produção de notação; (6) investigar se existem invariantes entre pessoas a respeito de quais seriam as estratégias mais eficientes, adotadas espontaneamente, para produção da escrita musical. A metodologia a ser adotada para a realização dos estudos propostos envolverá a execução de levantamentos bibliográficos, ligados aos temas em estudo, bem como a coleta de dados por meio da aplicação de questionários ou de trabalhos de caráter experimental, realizados com estudantes de música de diferentes faixas etárias e níveis de experiência musical. Além do apontado anteriormente, espera-se que o presente projeto possa contribuir para a formação de pesquisadores em nível de graduação e pós-graduação, fortalecer as atividades do grupo de pesquisa e do programa de pós-graduação a ele vinculados, bem como promover a divulgação de estudos efetuados no Amazonas na área de Música e Cognição Musical.
Profa. Dra. Luciane Viana Barros Páscoa
1. Imagens e narrativas sobre artistas atuantes em Belém e Manaus entre os anos de 1880 a 1910.
Início:21/01/2019
Neste projeto, a partir da organização do conjunto fotográfico em categorias de análise, pretende-se desenvolver narrativas que recuperem a crítica e a crônica do teatro musical ou declamado, abordando o estudo da recepção de obras, artistas e companhias.
2. Iconografia, iconografia musical e iconologia: abordagens interpretativas
Início: 10/08/2015
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: O objetivo geral deste projeto é levantar e sistematizar as informações sobre obras de arte que sejam adequadas à realização de um estudo iconográfico, iconográfico musical, estético e iconológico, através da familiarização com métodos e teorias da História da Arte e da Musicologia. Pretende-se estabelecer abordagens interdisciplinares sobre imagem e a suas relações estéticas com a música, a dança e o espetáculo.
3. ARTES VISUAIS NO BRASIL NOS SÉCULOS XIX E XX
Início:01/01/2011
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: O objetivo geral deste projeto é levantar e sistematizar as informações sobre obras de arte que sejam adequadas à realização de um estudo iconográfico, iconográfico musical, estético e iconológico, através da familiarização com métodos e teorias da História da Arte e da Musicologia. Pretende-se estabelecer abordagens interdisciplinares sobre imagem e a suas relações estéticas com a música, a dança e o espetáculo. Atualmente, o projeto foca a obra iconográfica-musical de Aurélio de Figueiredo, produzida para os periódicos A Comédia Social e Semana Ilustrada no período de 1870 a 1875, publicadas em forma de caricatura, assim como as pinturas alusivas à temática musical ou literária-musical. Como objetivos específicos, visa delimitar a dimensão da obra iconográfica-musical de Aurélio de Figueiredo publicada em forma de caricatura nos jornais nacionais; realizar um levantamento das pinturas que representem temas musicais. Realizar análise de exemplares ou de blocos temáticos dentro do tema da iconografia musical (teatro musical, aspectos organológicos, artistas, dentre outros possíveis), observando as relações entre memória e alteridade. A metodologia envolve a pesquisa histórica em periódicos, revisão de literatura, pesquisa de imagens, análise das imagens e sua relação intertextual. Fundamenta-se o projeto nos estudos iconográficos e iconológicos de Erwin Panofsky, observando também os elementos intertextuais , conforme Omar Calabrese (1997). Outros teóricos da arte serão utilizados, tais como Aby Warburg, Pierre Francastel, Carlo Ginzburg, Enrico Castelnuovo, Victor Serrão, Arnold Hauser e Laurent Gervereau. As análises serão acomodadas em formato de capítulo de livro e de artigo científico. Este projeto de pesquisa de pós-doutorado está em andamento no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP, sob a supervisão do Prof.Dr. Paulo Mugayar Kühl e conta com o financiamento da bolsa CAPES/Brasil, através do Programa PROCAD-AMAZÔNIA.
4. Música e Imagem: a iconografia musical na obra de Aurélio de Figueiredo (1854-1916)
Descrição: Este projeto tem por objetivo geral analisar através do método iconográfico-iconológico a obra iconográfica-musical de Aurélio de Figueiredo, produzida para os periódicos A Comédia Social e Semana Ilustrada no período de 1870 a 1875, publicadas em forma de caricatura, assim como as pinturas alusivas à temática musical ou literária-musical. Como objetivos específicos, visa delimitar a dimensão da obra iconográfica-musical de Aurélio de Figueiredo publicada em forma de caricatura nos jornais nacionais; realizar um levantamento das pinturas que representem temas musicais. Realizar análise de exemplares ou de blocos temáticos dentro do tema da iconografia musical (teatro musical, aspectos organológicos, artistas, dentre outros possíveis), observando as relações entre memória e alteridade. A metodologia envolve a pesquisa histórica em periódicos, revisão de literatura, pesquisa de imagens, análise das imagens e sua relação intertextual. Fundamenta-se o projeto nos estudos iconográficos e iconológicos de Erwin Panofsky, observando também os elementos intertextuais , conforme Omar Calabrese (1997). Outros teóricos da arte serão utilizados, tais como Aby Warburg, Pierre Francastel, Carlo Ginzburg, Enrico Castelnuovo, Victor Serrão, Arnold Hauser e Laurent Gervereau. As análises serão acomodadas em formato de capítulo de livro e de artigo científico. Este projeto de pesquisa de pós-doutorado está em andamento no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP, sob a supervisão do Prof, Dr. Paulo Mugayar Kühl e conta com o financiamento da bolsa CAPES/Brasil, através do Programa PROCAD-AMAZÔNIA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Luciane Viana Barros Páscoa – Coordenador / Paulo Mugayar Kühl – Integrante.
Prof. Dr. Luciano Hercílio Alves Souto
1. A linguagem musical dos instrumentos históricos de cordas dedilhadas em transcrições para violão: contextualização e interpretação
Linha de Pesquisa: Teoria, crítica e processos de criação
Área de Concentração: Representação e interpretação artística, literária e linguística
Data de Início: 01/03/2017
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: Projeto de pesquisa que envolve a reconstrução idiomática da linguagem musical de instrumentos históricos de cordas dedilhadas tais como vihuelas, Guitarras e Alaúdes dos Séc. XVI ao XVIII, em transcrições para violão.
2. Guitarras/Violas e Cistres: transcrição musical e performance
Início: 02/03/2020
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: As guitarras/violas pouco se apropriaram das obras musicais compostas originalmente para os cistres, cuja produção de autores como Geminiani (1687-1762), C. P. E. Bach (1714 – 1788), Noferi (1730-1780), Jordani (1730-1806) e outros constitui repertório de inestimável importância para as cordas dedilhadas, a despeito do pouco conhecimento dos cistres pelo público atual e do esquecimento de seu repertório pela historiografia das cordas dedilhadas até recentemente. Desta forma, este projeto de pesquisa propõe o resgate e a efetiva performance desse repertório a partir da investigação de fontes documentais primárias e secundárias e da transcrição e adaptação de obras musicais par as especificidades técnico-idiomáticas dos instrumentos envolvidos numa perspectiva interdisciplinar. Contempla aspectos sócio-histórico-culturais dos instrumentos, dos compositores e do repertório estudado por meio de ferramentas metodológicas das práticas interpretativas, da musicologia histórica, da sociologia da música e da etnomusicologia, da semiótica, da linguística e da filosofia.
3. Música, Dança e Teatro: correspondências, coocorrências e similaridades
Início: 05/03/2018
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: Projeto de pesquisa que busca compreender a existência de possíveis equivalências entre as linguagens musical e gestual, envolvendo as interfaces entre música, dança e teatro. Neste sentido, investiga a possibilidade de se articular a prática performática do músico instrumentista ou cantor ao trabalho do ator, considerando o ato da performance musical em si como uma forma de representação teatral. Investiga as existência de possíveis correspondências entre os padrões gestuais dos movimentos coreográficos encontrados na dança e em que medida correspondem ou traduzem o conteúdo musical a ela relacionados, buscando articular essas três linguagens a partir de possíveis correspondências.
Prof. Dr. Marcos Frederico Krüger Aleixo
1. Literatura Pan-Amazônica
Linha de Pesquisa: Arquivo, memória e interpretação
Área de Concentração: Representação e interpretação artística, literária e linguística
Data de Início: 05/05/2015
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: Estudo de obras de escritores da Amazônia brasileira, peruana e colombiana.
Prof. Dr. Márcio Leonel Farias Reis Páscoa
1. Estudos musicais luso-brasileiros
Linha de Pesquisa: Teoria, crítica e processos criativos
Área de Concentração: Representação e interpretação artística, literária e linguística
Data de Início: 05/05/2015
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: O presente projeto visa investigar aspectos musicais diversos envolvendo Brasil, Portugal e suas principais fontes de influência, no período que compreende o século XVIII até as primeiras décadas do século XIX. A metodologia adotada visa conjugar estudos musicológicos de caráter histórico e analítico, e abordagens interpretativas de ordem prática, inspiradas em fontes teóricas de cunho histórico e estético.
2. Transcrição, revisão, edição e apresentação pública de obras musicais a partir de processo de pesquisa do Laboratório de Musicologia e História Cultural da Universidade do Estado do Amazonas.
Linha de Pesquisa: Arquivo, memória e interpretação
Área de Concentração: Representação e interpretação artística, literária e linguística
Data de Início: 01/03/2018
Natureza do Projeto: Pesquisa
SituData de início: 20/01/2019
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: Reunião de fontes primárias para edição documental musical com estudos analíticos e apresentação pública de resultados, tanto em caráter científico-acadêmico, quanto artístico.
3. Orquestra Barroca do Amazonas 2019/2020
Data de início: 04/02/2019
Natureza do Projeto: EXTENSÃO
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: A Orquestra Barroca do Amazonas se dedica à música dos séculos XVII a XIX, especialmente se concentrando no século XVIII. Ela passou a ser formada por professores, alunos de mestrado e graduação, com eventuais colaborações externas.
Prof. Dr. Mário Marques Trilha Neto
1. Tópicos, retórica e análise musical
Linha de Pesquisa: ARQUIVO, MEMÓRIA E INTERPRETAÇÃO
Área de Concentração: Representação e interpretação artística, literária e linguística
Data de início: 01/03/2018
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: O estudo repertorial feito na última década de investigação científica pelo Laboratório de Musicologia e História Cultural da UEA proporcionou a transcrição e gravação de diversas obras do patrimônio musical luso-brasileiro. Muitas destas obras devem ganhar agora uma edição formal e é importante que sejam estudadas sob diversos aspectos. Desta ação também devem ser geradas dissertações, artigos e participações em eventos científicos e grupos de trabalho.
2. Repertório setecentista e oitocentista luso-brasileiro para instrumentos de tecla, e fonte de baixo contínuo e acompanhamento
Linha de Pesquisa: Arquivo, memória e interpretação
Área de Concentração: Representação e interpretação artística, literária e linguística
Data de Início: 06/03/2017
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: Fontes manuscritas e impressas de música para tecla em Portugal e Brasil, nos séculos XVIII e XIX, e obras que abordem o baixo contínuo e acompanhamento realizado no mesmo universo e período.
Prof. Dra. Juciane Cavalheiro
1. Investigação sobre os conceitos de exotopia e cronotopo de Mikhail Bakhtin: formulação dos conceitos para posterior análise de literaturas latino-americanas
Linha de Pesquisa: Arquivo, memória e interpretação
Área de Concentração: Representação e interpretação artística, literária e linguística
Data de Início: 01/03/2018
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: O projeto de pesquisa tem por objetivo investigar relações entre formações discursivas que se constituem em torno de determinados discursos que apresentam caráter conflitivo e contraditório. Visa-se, mais especificamente, a Analisar, a partir dos conceitos de exotopia e cronotopo de Mikhail Bakhtin, a relação espaço-tempo na literatura de três escritores latino-americanos, a saber: Jorge Luis Borges (Buenos Aires, 1899; Genebra, 1986); Benjamin Sanches (Manaus, 1915-1978) e Gabriel García Márquez (Aracataca-COL, 1927; Cidade do México, 2014).
2. ESTUDOS SOBRE DISCURSO, ENUNCIAÇÃO E RECEPÇÃO
Início:03/02/2013
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: Este projeto investiga questões de teor mais teórico, como as figuras do leitor e do autor, também se volta à análise de práticas sociais de leitura e ao trabalho com gêneros discursivos, assim como trabalha com a recepção de obras literárias.
3. Estudos enunciativos: subjetividade e alteridade
Início: 05/05/2015
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: Neste projeto, que tem a enunciação como ponto central, tal como compreendida por Bakhtin e Benveniste, desenvolvemos trabalhos sobre leitura, autoria e leitor. Interessamo-nos: a) pela análise do texto literário, com viés enunciativo; b) por questões teóricas e práticas, tais como autoria e práticas leitoras.
4. Memória, alteridade e recepção crítica da obra de Milton Hatoum
Data de início: 02/01/2020
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: Trata-se de pesquisa de estágio Pós-doutoral sobre a obra e fortuna crítica de Milton Hatoum. Objetiva-se: a) analisar a memória e a alteridade nas obras de Milton Hatoum, a fim de verificar como ocorre o processo de reconhecimento de si a partir da relação travada com a “memória” ligada ao tempo e a alteridade relacionada com o outro; b) realizar levantamento e síntese-temática da fortuna crítica das obras de Milton Hatoum; c) analisar as obras de Milton Hatoum, tendo como pano de fundo os conceitos-chave memória e alteridade; d) contribuir para os resultados da produção literária da terceira fase prevista no projeto maior «Amazônia, Escritas possíveis: memória, interpretação, alteridades»; e) reforçar a importância institucional do projeto para a divulgação de conhecimentos na universidade e para a formação de pesquisadores
Profa. Dra. Renata Beatriz Brandespin Rolon
1. A lírica feminina em Angola: memórias e aspirações em cantos poéticos
Início: 02/03/2020
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: Investigação da produção lírica feminina em Angola, editada depois da independência, salientado as novas vozes e considerando a construção histórica, o silenciamento e/ou marginalização impostas a essas autoras. Ao promover a investigação e posterior análise do corpus, estaremos envoltos a outras importantes questões, as quais articulam a produção literária com a história do país.
2. Estudos Comparados, Crítica e Africanidades
Início:02/03/2020
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva fomentar a análise acerca dos autores e obras dos países que fazem parte dos PALOP (países africanos de língua oficial portuguesa), a partir do comparatismo literário. Interessa-nos pesquisar a formação do campo literário, a constituição da identidade nacional, os aportes dos movimentos africanistas (Pan africanismo e Negritude); a construção do espaço e a busca da linguagem; os entrecruzamentos entre oralidade e escrita e a presença brasileira na formação das literaturas e culturas africanas no pré e na pós-independência.
3. Literatura e crítica nos países africanos de língua oficial portuguesa
Linha de Pesquisa: Arquivo, memória e interpretação
Área de Concentração: Representação e interpretação artística, literária e linguística
Data de Início: 04/05/2015
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: Pesquisas sobre literatura e crítica nos países de língua portuguesa.
Profa. Dra. Vanessa Bordin
1. O Teatro Cômico Popular e suas contribuições para o trabalho do ator
Situação do Projeto: em andamento
Descrição: O presente projeto tem como eixo a relação entre a prática artística e política do ator/performer, a partir da pesquisa com o bufão, busca-se analisar a eficácia de seu jogo na realização de ações políticas, em lugares cênicos ou públicos.