O artista visual amazonense, Alberto César Araújo (egresso PPGLA-UEA), junto à pesquisadora luso-brasileira Lau Zanchi, assinam a curadoria da exposição “A Selva que nos Habita”, que ficará disponível ao público de 21 de março a 22 de abril de 2024, na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa, Portugal.
A mostra coletiva une fotografia e literatura, através de uma releitura contemporânea das obras “A Selva”, de Ferreira de Castro, e das imagens realizadas por Silvino Santos no início do século XX.
Instalações, fotografias, documentários, lambe-lambe e performance fazem parte da exposição que reúne 15 artistas: Juliana Pesqueira, Raphael Alves, Jarê Pinagê, Samela Saterê-Mawé, Márcia Kambeba, Sioduhi, Denilson Baniwa, Bruno Kelly, Susui, Marcela Bonfim, Neide Bandeira, Marilene Ribeiro, Alexandre Sequeira, Luca Meola e Paulo Magalhães.
O Projeto foi contemplado pelo edital Fomento às Artes e Cultura/Lei Paulo Gustavo | Governo do Estado do Amazonas | Conselho Estadual de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC/AM)*
Além da exposição, o “Mês das Amazónias” terá atividades como festival de cinema, música e eventos relacionados à economia criativa.
Alberto Araújo defendeu a dissertação “A construção da narrativa fotográfica na viagem de Albert Frisch ao Amazonas em 1865: a representação da paisagem amazônica e do retrato dos indígenas, 150 anos depois, um contraponto com a fotografia contemporânea”, em 2018, no mestrado do Programa de Pós-Graduação de Letras e Artes, sob orientação da Profa. Dra. Maria Evany do Nascimento e coorientação da Profa. Dra. Luciane Viana Barros Páscoa.
Mais detalhes sobre a exposição estão disponíveis na página da Amazônia Real: https://amazoniareal.com.br/exposicao-em-portugal-une-fotografia-artes-e-literatura-sobre-a-amazonia/
0 comentário