A 15ª Mostra Literária da Escola Estadual Ernesto Pinto Filho ocorreu nos dias 10 e 11 setembro de 2024 e teve por objetivo incentivar a importância da leitura. A ação, coordenada pela Professora da SEDUC e discente de mestrado do PPGLA-UEA, Solange da Silva Franco, possuiu colaboração da também discente do PPGLA-UEA, Ana Paula Abecassis.

O evento contou com apresentação de alunos, do ensino fundamental e médio, incluindo estandes, peças teatrais e salas temáticas, decoradas com banners, confeccionados com conteúdos de obras literárias nacionais e internacionais.

A Mostra iniciou com a citação dos períodos literários brasileiros: Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e o Pós-modernismo.

Ao todo, durante a Mostra, foram exploradas 15 obras literárias, entre elas “Vidas Secas”, “Memórias póstumas de Brás Cubas”, “A falência”, “O auto da barca do inferno”, “Quebra Nozes” e a “A hora da Estrela”.