Amazônia – escritas possíveis: memória, interpretação, alteridades

Data de início: 01/10/2018
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: Atendendo a chamada para o PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA NA AMAZÔNIA – Edital no.21/2018, o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas, associando-se ao POSLIT-UNB (Associada 1) e ao PPGLA-UEA (Associada 2) vem propor a realização do projeto AMAZÔNIA – ESCRITAS POSSÍVEIS: memória, interpretação, alteridades com vistas à consolidação dos dois programas (PPGL e PPGLA) situados na região Norte do país. A realização do projeto baseia-se na cooperação interinstitucional com o POSLIT/UnB considerando a pontuação obtida por esse programa como também a parceria estabelecida entre UFAM e UnB para o doutorado interinstitucional iniciado em 2017. A associação entre UFAM e UEA decorre de um conjunto de fatores que moldam os perfis do PPGL e do PPGLA: 1) ambos os programas possuem numerosos egressos que atuam na rede pública estadual e municipal; 2) são constituintes da rede de pós-graduação das duas maiores IES públicas do Amazonas; 3) concentram potencial humano e técnico para a pesquisa nas áreas de Letras e Artes; 4) abrigam campos e linhas de pesquisa com vocação inovadora, carecendo 3/8 de apoios para o seu desenvolvimento precisando, para desenvolvê-los, de ampliação da formação docente e interação científico-acadêmica; 5) podem vir a se constituir como Programas de referência no Norte do Brasil, considerando-se a vocação de ambos para formar quadros para o estado do Amazonas, para o Norte do Brasil e da América Latina, conforme tem provado o PAEC. A proposta aqui apresentada espelha esses fatores na medida em que seu escopo, a Amazônia, poderá ser vista em perspectiva temporal (memória), em um campo epistemológico e/ou hermenêutico (interpretação) e numa relação dialógica/dialética (alteridade). Saindo, portanto, da ótica reducionista na qual a Amazônia é o locus da natureza selvagem e das manifestações primitivas, passa-se para o campo cultural mais alargado onde são observadas os processos reflexivos e a dinâmica expressiva registrada pelas Artes e a Literatura a partir de interações, singularidades, diferenças, pareamentos e o aspecto ontológico de sua contribuição na elaboração das narrativas de um mundo que se busca compreender mais heterotópico. Da cooperação entre a proponente e as associadas, desejam-se como resultados: a) a consolidação e fortalecimento do PPGL e do PPGLA (aí incluída a formação docente e a qualificação de indivíduos com potencial criativo e analítico, artístico e literário); b)interação entre as redes de pesquisa em Letras e Artes tendo em vista a cooperação nacional e internacional; c)captação de recursos para fomento à pesquisa; d) visibilidade dos projetos de pesquisa em andamento e a serem desenvolvidos por meio de publicações qualificadas e emprego de tecnologias inovadoras; e) formação de recursos humanos de alta qualidade nas áreas de conhecimento de que essa proposta trata.

Responsável pelo projeto: Prof. Dr. Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque

Docentes do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes envolvidos:

PROF. DR. ALLISON MARCOS LEAO DA SILVA
PROFA. DRA. CAROLINE CAREGNATO
PROFA. DRA. JUCIANE DOS SANTOS CAVALHEIRO
PROFA. DRA. LUCIANE VIANA BARROS PASCOA
PROF. DR. MARCIO LEONEL FARIAS REIS PASCOA
PROFA. DRA. RENATA BEATRIZ BRANDESPIN ROLON