O Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA-UEA) aceita propostas de credenciamento de novos professores com no mínimo dois anos de doutoramento, no semestre final do quadriênio de avaliação pela CAPES, mediante uma entre as seguintes alternativas:

a) por convite de um dos membros do Colegiado, aceito por unanimidade pelos demais membros permanentes, após a análise de currículo e produção intelectual pela comissão de credenciamento.
b) por interesse pessoal do proponente, que deve apresentar proposta para análise de currículo e produção intelectual pela comissão de credenciamento e aprovação unânime do Colegiado.

Serão considerados para análise os quatro anos anteriores.

Para o credenciamento será necessário apresentar um plano de trabalho contendo projeto de pesquisa, indicação de linha de pesquisa em que atuará, disciplinas que poderá ministrar dentre as já existentes no programa e apresentação do currículo Lattes documentado.

Para o recredenciamento será necessário apresentar um relatório anual contendo a produção realizada e documentada no currículo Lattes. Essa produção será avaliada no último ano do quadriênio.

Na avaliação do projeto de pesquisa, devido ao caráter interdisciplinar do PPGLA-UEA, haverá de ser preservado o equilíbrio entre as linhas de pesquisa em que se subdivide o Programa.

Na avaliação do currículo o PPGLA adota como critérios para credenciamento e recredenciamento de docentes do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA-UEA) observando indicadores de produção presentes no documento de área.