Em 2011, iniciamos as atividades de pós-graduação stricto sensu desta área na UEA com a criação do Mestrado Profissional em Letras e Artes. Após avaliação trienal da CAPES (2010-2012), o conjunto das ações desenvolvidas no programa motivou parecer de área que sugeria que o perfil do Programa se relacionava de maneira mais condizente a uma proposta de Mestrado Acadêmico. A troca foi realizada, reforçando assim o conceito que o PPGLA projetara para o perfil dos seus egressos. Na ocasião foram reformuladas as linhas de pesquisa abrigadas em uma área de concentração, compondo nova APCN, agora de Mestrado Acadêmico, que promoveu ainda mais o aspecto interdisciplinar, ao aproximar as iniciativas que possuíssem motivação semelhante, quanto ao tratamento e destino dos temas, objetos e fenômenos de observação científica.

Iniciamos, portanto, o programa no mês subsequente à recomendação da CAPES, que sugeriu a migração da turma de 2015 à modalidade acadêmica.
No que se refere à inserção do Programa na região Norte, ele veio a suprir uma demanda de anos. Havia na região, bem menos que os atuais 11 mestrados e 2 doutorados na área de Linguística e Literatura (LETRAS). Os programas em Letras no estado do Amazonas são, entretanto, recentes (na UFAM em 2010 e na UEA em 2011).
Assim, os processos seletivos no PPGLA sempre contaram com significativo número de inscritos, sendo em média 100 candidatos que concorrem a 20 vagas, com perspectiva de aumento dessas vagas para o edital de seleção de 2019. Portanto, a inserção do PPGLA na região tem trazido resultados positivos, dentre os quais destacamos a formação local de profissionais, dos quais 18 docentes da própria UEA, e mais do que o dobro disso de professores da rede pública (municipal e estadual) de ensino, além de artistas e escritores.
Uma das particularidades de nossa proposta é contemplar as três áreas da grande área de Linguística, Letras e Artes. Mas a interdisciplinaridade que se promove aqui alcança outras disciplinas conexas, favorecendo um processo ontológico mais largo. Desta forma, as expressões artísticas e literárias, assim como a sua base linguística, podem ser observadas por múltiplos aspectos.

Objetivos (Geral e Específicos)
O Programa de Pós-graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas objetiva formar pesquisadores e profissionais na área de Linguística, Letras e Artes, contribuindo, assim, para a formação de massa crítica e profissional no Estado do Amazonas. Nesse sentido, nossos objetivos específicos são:
a) promover pesquisas artísticas, linguísticas e literárias, de modo a garantir competências científicas e profissionais aos egressos do Programa;
b) promover o tratamento das expressões linguísticas, literárias e artísticas como fonte de projetos que objetivem a criação e a restauração da obra artística e literária, mas pugnando também por outros produtos assemelhados, bem como processos, fenômenos, análises, avaliações, críticas, sínteses, e tudo que possibilite o desenvolvimento, prática e compreensão.

Perfil do Egresso
O discente a ser formado no Mestrado em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas deve ser capaz, no que diz respeito às competências científicas e profissionais, de unir capacidades teóricas e interpretativas de modo a exercer articulação cultural com a sociedade de maneira criativa, a partir de noções pré-existentes, ou de ideias originais, bem como observar processos e fenômenos, multiplicar a ação artística, linguística e literária de modo a facilitar a sua compreensão e disseminar a repercussão e retroação que dela emana. Outra preocupação diz respeito à formação de novos professores que possam atuar em cursos superiores, ou no ensino fundamental e médio, tanto na capital quanto no interior.