em Barreirinha-AM
arte da equipe que compõe o projeto “Memória artístico-literária do Amazonas em três documentários” se encontra no município de Barreirinha, no interior do estado do Amazonas, para gravar testemunho do escritor Tiago Hakiy, autor de origem sateré-mawé.
Tiago Hakiy é autor de vários livros, dentre eles “Awyató-pót: histórias indígenas para crianças” e “Águas do Andirá”, ambos publicados pela editora Petrópolis. O autor também possui textos publicados nas antologias “A quinta estação” e “Antologia poética dos escritores indígenas”. Tiago Hakiy é membro do Núcleo dos Escritores e Artistas Indígenas (NEArIn). Foi vencedor, em 2012, do Concurso Tamoios de Textos de Escritores Indígenas. Hakiy é formado em Biblioteconomia pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas).
O projeto Humanitas, financiado pela Fapeam, consiste na produção de três vídeos abordando os seguintes temas: o Teatro Amazonas, o Clube da Madrugada e a Literatura de autoria indígena no Amazonas. Para realizar o registro em Barreirinha, foram designados o professor Allison Leão, a pesquisadora e bolsista de apoio técnico Lorena Machado e o egresso do Mestrado em Letras e Artes e atual doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR, Alex Viana.
A equipe tem filmado em Manaus e em outras cidades do Amazonas, como São Gabriel da Cachoeira. O documentário será lançado ainda em 2024 e estará disponível no canal do PPGLA, no Youtube. Paralelamente, outra parte da equipe tem gravado cenas para os outros dois documentários. O projeto dos três documentários foi aprovado no programa Humanitas, da Fapeam, em 2022. Completam a equipe as professoras Luciane Páscoa e Renata Rolon, o professor Márcio Páscoa e a pesquisadora Karen Cordeiro.
0 comentário