CICLO DE DEBATES LETRAS, ARTES E COMUNIDADE

Docente responsável: Prof. Dr. Allison Leão

O projeto Ciclo de Debates Letras, Artes e Comunidade é uma iniciativa ligada ao curso de Letras da Escola Normal Superior e do Programa de Pós-graduação e Letras e Artes (PPGLA), por meio do grupo de pesquisas Investigações sobre Memória Cultural em Artes e Literatura (MemoCult) e da Segunda Oficina Laboratório Editorial. Também se trata de uma parceria entre o PPGLA e o Centro Acadêmico de Letras-ENS. Nesta proposta teremos a oferta à comunidade externa e interna da UEA de um ciclo de debates composto pela formação de 8 (oito) mesas de debates ao longo de um ano. A mesas serão mensais e ocorrerão nos meses letivos – por isso, preveem-se 8 (oito). As mesas terão como temas as pesquisas realizadas no PPGLA em seus 12 anos de existência. A cada mês, serão formadas duplas de palestrantes assim compostas: um egresso do PPGLA, um estudante do mestrado em Letras e Artes e um mediador (docente do PPGLA). As mesas serão amplamente divulgadas e vão gerar certificados para quem tiver 75% de ferquência ao final, e declaração para quem frequentar menos que isso. Espera-se alcançar a comunidade de alunos correntes da UEA, da Ufam e de outras universidades locais com cursos de Letras e Artes, assim como atrair docentes da Educação Básica egressos desses mesmos cursos. Espera-se também qualificar a futura demanda de alunos do PPGLA. O projeto conta com duas bolsistas, sendo uma da graduação em Letras e uma do mestrado em letras e Artes.

ORQUESTRA BARROCA DO AMAZONAS

Docente responsável: Prof. Dr. Márcio Páscoa
A Orquestra Barroca do Amazonas (OBA), incluindo seu núcleo solista Amazonas Baroque Ensemble, é um grupo que se dedica à interpretação historicamente orientada da música entre os séculos XVII e XIX, fazendo uso de instrumentos de época, originais ou cópias, com a intenção de reconstituir a musicalidade inerente aos diversos autores e contextos criativos desse período, com ênfase para o ambiente luso-brasileiro. O grupo é formado por membros docentes do PPGLA com discentes de graduação e pós-graduação integrados ao projeto com a eventual participação da comunidade externa. As atividades práticas do grupo, com dezenas de apresentações realizadas em todas as regiões do Brasil e em Portugal, Espanha, Itália e França, participações em renomados festivais nacionais e internacionais, e a produção de 4 CDs em Portugal e no Brasil. A práxis artística da OBA  se relaciona diretamente à linha de pesquisa Teoria, crítica e processos criativos, são apoiadas no processo de restauração de fontes primárias documentais, identificadas e estudadas em bibliotecas e coleções relevantes, com o propósito de produzir transcrições e edições de partituras mormente subsistentes em manuscritos – investigações que por sua vez se enquadram na linha de pesquisa Arquivo, memória e interpretação. A OBA, portanto, é um processo teórico-prático que pretende dar visibilidade a várias ações de investigação do PPGLA. 

OPUS 2: CURSO DE TEORIA, PERCEPÇÃO E CRIAÇÃO MUSICAL

Docente responsável: Profa. Dra. Caroline Caregnato
O “Opus 2: Curso de Teoria, Percepção e Criação Musical” é um curso de extensão com 5 anos de duração, realizado na Escola Superior de Artes e Turismo (Manaus), e que oferece gratuitamente aulas de música a crianças e adolescentes. Seu foco está na criação de músicas e ele oferece aulas coletivas gratuitas de instrumentos (flauta doce, percussão e xilofones), canto, leitura e escrita musical. O ingresso no curso ocorre por meio de processo seletivo, realizado ao final de cada ano letivo. Os ingressantes no curso possuem idades entre 8 e 11 anos. O “Opus 2” é um projeto calcado no tripé ensino, pesquisa e extensão, pois, além de ser uma atividade extensionista, se constitui em um espaço para o ensino e a aprendizagem da docência de música, envolvendo estudantes de graduação e pós-graduação da UEA, que atuam como professores sob a supervisão da coordenação do projeto. O “Opus 2” também se constitui em uma atividade de pesquisa, uma vez que os professores atuantes nele produzem investigações e reflexões teóricas ligadas aos trabalhos desenvolvidos e ao grupo de pesquisa “Cognição, Educação e Práticas Interpretativas em Música”.

OFICINAS DE ESCRITA CRIATIVA NA ESCOLA: EXERCÍCIOS DE CRIAÇÃO LITERÁRIA COMO FERRAMENTA PARA A LEITURA

Docente responsável: Prof. Dr. Allison Leão
O projeto Oficinas de escrita criativa na escola: exercícios de criação literária como ferramenta para a leitura foi desenvolvido no ano de 2019 e 2020 numa parceria entre o curso de Letras da UEA, o Programa de Pós-graduação em Letras e Artes da UEA, a Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério da Secretaria Municipal de Educação (DDPM-Semed) e professores da rede municipal de educação da área de língua portuguesa do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Tratou-se do planejamento, execução, registro e reflexão sobre o potencial que o uso de técnicas de escrita criativa (especialmente literária) pode ter para o desenvolvimento da sensibilidade estético-literária nos estudantes. O projeto se configurou como uma derivação de uma das linhas de pesquisa do PPGLA-UEA, a linha 3: Teoria e Crítica dos Processos de Criação e busca fomentar a formação continuada de professores das escolas municipais, a formação docente dos alunos ainda em graduação da Escola Normal Superior-UEA e a formação literária de estudantes das escolas públicas de Manaus.

SEGUNDA OFICINA: CLUBE DE LEITURA & LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO LITERÁRIA

Docente responsável: Prof. Dr. Allison Leão
O projeto Segunda Oficina: clube de leitura & laboratório de criação literária é uma iniciativa ligada ao curso de Letras da Escola Normal Superior e do Programa de Pós-graduação e Letras e Artes (PPGLA), por meio do grupo de pesquisas Investigações sobre Memória Cultural em Artes e Literatura (MemoCult) e da Segunda Oficina Laboratório Editorial, que oferece à comunidade externa e interna da UEA dois ciclos de seis meses de laboratório de leitura e criação literária, com ênfase em gêneros narrativos. Este projeto se assenta sobre duas bases, sendo a primeira a linha de pesquisa 3 do PPGLA-UEA: Teoria e Crítica dos Processos de Criação, e a segunda, a disciplina optativa Oficina de criação literária, oferecida no âmbito da graduação de Letras da ENS-UEA. São formadas turmas de até trinta cursistas, que passam pelos dois ciclos de formação, consistindo o primeiro em um clube de leitura de romances e o segundo em uma oficina de criação literária visando à formulação de esboços de romances por parte de cada cursista. Os encontros são quinzenais, e nestes são desenvolvidos exercícios de leitura (no primeiro ciclo) e de criação (no segundo). Durante o primeiro ciclo, a turma é convidada a ler um romance por mês. Essas turmas são mistas, constituindo-se de metade de alunos da UEA e outra metade de interessados externos, a fim de favorecer as trocas de saberes entre comunidade acadêmica e a comunidade externa, não só pelo público, como também pela contribuição de escritores da cena local como ministrantes eventuais das oficinas. Além dos esboços de romances, os participantes elaboram, ao longo do curso, contos que são veiculados na página do PPGLA, na forma de coletâneas literárias, cuja formatação editorial se dá na Segunda Oficina, selo literário da Editora UEA administrado pelo MemoCult-PPGLA-UEA. Essa publicação circula via web na plataforma de publicações da Segunda Oficina e é lançada em evento literário no encerramento do projeto.

RISO, BUFONARIA E ARTIVISMO: ESTUDOS TEÓRICO-PRÁTICOS EM PERFORMANCE POLÍTICA

Docente responsável: Profa. Dra. Vanessa Bordin
O projeto visa criar na Universidade do Estado do Amazonas um grupo de estudos teórico-práticos sobre riso, bufonaria e artivismo no campo da performance política. Assim, o público-alvo do projeto são pessoas que tenham interesse pela temática da proposta e pela prática cênica por ela suscitada. Aberto à comunidade acadêmica da UEA, bem como a artistas, estudantes e pesquisadores da comunidade em geral da cidade de Manaus. Para tanto, pretende-se realizar o estudo teórico a respeito da performance política tendo como base o conceito de artivismo, que se relaciona ao riso e a bufonaria, a partir de pesquisas que trabalham o artivismo a partir do humor. O que se dará em uma perspectiva de metodologia teórico-prática, onde os estudos suscitarão experimentos práticos – performances políticas – que tragam questionamentos e denunciem situações urgentes de nossa sociedade. Essas ações, atos, performances, serão levadas a público – já que essa forma de fazer artístico pressupõe o jogo direto com o outro – no intuito de abrir espaços de debate, reflexão, e, quiçá, transformação.

INTRODUÇÃO À TEORIA E ANÁLISE GRAMATICAL, COM FOCO NO SISTEMA VERBAL DO PORTUGUÊS

Docente responsável: Prof. Dr. Carlos Renato Rosário de Jesus
O curso de Introdução à Teoria e Análise Gramatical, com foco no Sistema Verbal do Português se trata de projeto contemplado pelo Edital 090/2020 – GR/UEA, devidamente cadastrado no Sistema de Projetos institucionais (SISPROJ), sob o número 30120, do Programa de Extensão da Universidade do Estado do Amazonas (PROEX/UEA), realizado entre 10 de agosto de 2021 a 02 de março de 2022. O curso se destinou a professores de português, acadêmicos de Letras e demais interessados no tema, cujo objetivo visava ao conhecimento e discussão de práticas gramaticais, sob um ponto de vista histórico e funcional.
Foram três módulos, com aulas não presenciais, ministradas através da plataforma do AVA-UEA (Plataforma Moodle), com carga horária total de 72h de curso (24h por módulo) e inscrições gratuitas. De forma prática e interativa, o curso foi parcialmente ministrado por graduandas de Letras, sob a supervisão do Prof. Dr. Carlos Renato R. de Jesus, professor associado da UEA e docente permanente do PPGLA.
Site do curso: https://sites.google.com/uea.edu.br/teoria-e-analise-gramatical