Nos dias 18, 19, 20 e 23 de setembro, o PPGLA oferecerá à comunidade acadêmica o minicurso “Palavras em direção ao abismo: rastros do luto na poesia brasileira”, com o Prof. Dr. Fadul Moura (UFMG/CNPq)*

Local: Escola Superior de Artes e Turismo.
Horário:  9h às 12h20

Gratuito | Vagas limitadas

Inscrições via link: https://forms.gle/WQ5zSut2xx5gSGYD7

Apresentação: O objetivo deste curso é analisar um conjunto de poetas contemporâneos interessados em elaborar criativamente o luto. Explorando o esvair da vida, a transformação de espaços conhecidos, a morte de pessoas próximas ou a presença de seus fantasmas, autores do século XXI enfrentam um tema que atravessa épocas, o que permite relacioná-los, por semelhança e por contraste, a uma tradição de poemas lutuosos. Em um primeiro momento, situaremos imagens do luto na poesia e na filosofia; em seguida, demonstraremos como topoi são tratados por autores de referência no século XX, afastando-se da mera replicação de gêneros do passado ao reconfigurá-los para o contexto da modernidade; por último, explicitaremos retomadas e transformações internas na poesia contemporânea, extraindo-lhe suas linhas de força: uma de ordem intimista e outra sinalizadora de densidades históricas. Assumindo um viés comparatista, interessa-nos avaliar não o que se cristaliza, mas o modo como o luto deixa rastros de modificações no correr das épocas.

Ementa: Morte na literatura. Poemas lutuosos. Poesia, luto e melancolia. Poesia brasileira moderna e representações da perda: ruínas. Poesia brasileira contemporânea e encenações dos mortos: fantasmas.

* Fadul Moura é Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Ministrou aulas de Teoria da Literatura e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Amazonas e de Literatura Brasileira na Universidade Federal de Minas. Atualmente realiza Estágio de Residência em Pesquisa na UFMG como bolsista de Pós-Doutorado Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. No âmbito da crítica, é co-organizador de Espaços convergentes: literatura, memória cultural, arte (2019), Jogos de poder em literatura: gênero, transgressão, violência (2018) e Amazônia em perspectivas: cultura, poesia, arte (2017). No campo da criação literária, é autor de Travessia por (Laranja Original, 2022).

Categorias: Sem categoria