Nos dias 25 e 26 de junho ocorrerá na Escola Normal Superior o minicurso A Comédia Latina em tradução, ministrado pelo Prof. Dr. Beethoven Barreto Alvarez da Universidade Federal Fluminense. O minicurso é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.

Sobre o Minicurso

A comédia latina antiga possuía forte apelo popular e sua encenação pressupunha uma forte conexão com o público. Desde o enredo e os personagens até o texto e modo de performance, tudo aponta para a vida cotidiana, através de uma representação do dia a dia. Não por isso as comédias de Plauto ou de outros comediógrafos da época eram práticas artísticas simplificadas ou faltas de elaboração literária. A linguagem, ou, na verdade, o uso expressivo da linguagem nos textos teatrais de Plauto são marcas de um burilo técnico que unia discurso coloquial, fórmulas religiosas e expressões jurídicas, palavras arcaicas e pouco usadas, neologismos e modos de dizer estrangeirizados, e uma linguagem altamente estilizada, demonstrando, além de tudo, elegante domínio da língua latina ¿ tudo isso em verso e com música! Esse minicurso tem por objetivo apresentar, em tradução, trechos de comédia latinas (de Plauto e Terêncio) para criar discussões em torno de questões estruturantes, como: contexto de produção do teatro em Roma no séc. III-II a.C.; aspectos políticos e religioso dos festivais; práticas de encenação e performance; técnicas dramáticas e convenções teatrais; e a tradução em si.

Beethoven Barreto Alvarez é Professor Adjunto de Língua e Literatura Latina, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Doutorado em Linguística (na área de Estudos Clássicos) pela Unicamp, com período sanduíche na University of Oxford (Corpus Christi College). Possui Mestrado em Letras Clássicas pela UFRJ e Graduação em Letras (Port/Latim) pela UERJ. Hoje tem interesse principalmente em: teatro romano antigo, comédia romana, métrica latina arcaica (iambo-trocaica), filologia clássica, estudos da tradução e tradução poética.

Serviço:
Minicurso ‘A Comedia Latina em tradução’