Submissões até 17/10/2022
Este dossiê pretende reunir pesquisas inscritas na teoria materialista do discurso na linha de Michel Pêcheux que desenvolvam estudos sobre o discurso da/na sociedade capitalista, ou seja, que tomem a sociedade capitalista e suas inúmeras discursividades como objeto. Nesta perspectiva, busca-se refletir sobre as condições de produção da formação social capitalista levando em consideração seus fundamentos na propriedade privada, na lógica do capital, na produção de mercadorias, na exploração da força de trabalho, nas lutas de classes e conflitos delas derivados, nas práticas do Estado burguês e suas políticas neoliberais. Como diz Pêcheux, no texto “O discurso, estrutura ou acontecimento”, o discurso é efeito e trabalho nas filiações sócio-históricas. É, pois, nessa compreensão dialética do discurso enquanto efeito e trabalho nas práticas sócio-históricas que este dossiê espera receber textos que articulem o dizer com as condições materiais e ideológicas de reprodução/transformação das relações de produção da sociedade capitalista. Espera-se, também, artigos que reflitam sobre o sujeito constituído pela linguagem, pela ideologia e afetado pelo inconsciente destacando, sobretudo, a determinação histórica dos sujeitos e dos sentidos em seu caráter material nos processos de resistência-revolta-revolução.
Instruções:
Os manuscritos podem ser submetidos em português, espanhol, inglês ou francês. As orientações para apresentação/redação de artigos constam na página da revista Leitura (https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/about/submissions).
Os manuscritos devem ser enviados via sistema Leitura (https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/login), indicando, na etapa “1.Início” da nova submissão, a seção com o título do Dossiê de Estudos Linguísticos: Análise do Discurso da/na sociedade capitalista
0 comentário