O PPGLA movimenta alguns convênios internacionais que a Universidade do Estado do Amazonas mantém. Estes convênios foram fruto da nucleação do PPGLA com grupos de docentes e pesquisadores com parcerias que estão sendo desenvolvidas. Em alguns casos, os docentes do programa são os responsáveis institucionais.

Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza-Sul (ISCED) – Angola

O convênio entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza-Sul (ISCED) foi assinado em 2024. Contudo, deriva da Cooperação já existente entre Universidade Katyavala Bwila e a Universidade do Estado do Amazonas, vigente desde 2018. No quadro da reorganização das instituições de ensino superior de Angola, a Universidade Katyavala Bwila, em 2020, teve o ISCED do Cuanza-Sul desmembrado das suas unidades orgânicas. A partir do Decreto Presidencial Nº 285/20, de 29 de outubro, o ISCED transformou-se em Instituto de Ensino Superior autónomo.

Na continuidade das relações acadêmicas, a nova cooperação mantém a sua vigência e a sua base na reciprocidade e no desenvolvimento de pesquisas no Brasil, em especial no Amazonas, e em Angola/Cuanza-Sul –, com vistas à difusão do conhecimento e da cultura, e o fortalecimento da pós-graduação stricto sensu. No ISCED, a coordenadora da cooperação é a Prof.ª Dr.ª Arlinda Conceição dos Santos. Na UEA, é desempenhada pela Dr.ª Renata Beatriz Brandespin Rolon, docente que atua nos Programas de mestrado e doutorado em Ciências da Educação do ISCED/Sumbe.


Universidade Katyavala Bwila – Angola

O convênio entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Katyavala Bwila (UKB) foi assinado em 2018. No decorrer do tempo, houve uma troca profícua entre as duas instituições. As ações desenvolvidas resultaram em organização de evento; publicação de livro; ministração de aula na Pós-Graduação – Programa de Mestrado em Ciências da Educação –, na UKB/ISCED, e orientação de dissertação, tendo docentes do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes atuando como professor visitante. A Cooperação mantém a sua vigência e a sua base na reciprocidade e no desenvolvimento de pesquisas no Brasil, em especial na região Amazônica, onde estamos situados, e em Angola – Benguela/Sumbe –, com vistas à difusão do conhecimento e da cultura, e o fortalecimento da pós-graduação stricto sensu. Na UEA, a coordenação é desempenhada pela Prof.ª Dr.ª Renata Beatriz Brandespin Rolon. Na UKB, a coordenadora é a Prof.ª Dr.ª Ermelinda Monteiro da Silva Cardoso.


Universidade de Aveiro – Portugal

Em 2022, em atendimento à meta que visa o estabelecimento de diálogos científicos em redes internacionais, foi celebrado convênio entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade de Aveiro (UA). Mediado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras em Artes (PPGLA/UEA), a Cooperação visa o Intercâmbio de professores, alunos, funcionários e pesquisadores
acadêmicos; Atividades de pesquisa e publicações conjuntas; participações em seminários e reuniões acadêmicas; trocas de materiais acadêmicos e outras informações; Programas em conjunto que possam resultar na concessão de diplomas conjuntos; Programas acadêmicos especiais de curta duração ou módulos. Nomeada pela UEA, a Prof.ª Dr.ª Renata Beatriz Brandespin Rolon, docente do PPGLA, responde pela coordenação científica. Na UA, a coordenação administrativa/científica é desempenhada pelo Prof. Dr. Artur Manuel Soares da Silva.


Universidade de Salamanca – Espanha
O convênio com a Universidade de Salamanca, Espanha, foi um dos primeiros firmados pelo PPGLA, em 2012, quando o programa estava na modalidade profissional. Renovado em 2024, através do Centro de Estudos Brasileiros, o convênio ampliou os interesses, que se iniciaram com estudos musicológicos e a apresentação de concertos reunindo músicos de ambas as instituições. As ações futuras devem alcançar outras expressões criativas desenvolvidas no PPGLA e de interesse do CEB-USAL. O principal produto desse convênio é o SIMIbA (Simpósio de Música Ibero-americana), que já teve oito edições, passando por Salamanca, Manaus, Belo Horizonte e Lisboa, ajudando assim a promover outras parcerias institucionais. Pelo lado espanhol o convênio esteve sendo movimentado pelos Profs. Drs. Gonçalo Dacal, José Máximo Leza Cruz e, atualmente, José Manuel Santos, enquanto do lado brasileiro ele continua sendo representado pelo Prof. Dr. Márcio Páscoa.


Instituto Politécnico de Castelo Branco – Portugal

O convênio assinado em 2024 foi precedido de um conjunto frequente de ações que remontam a 2016, quando estava ao abrigo de um Termo de Cooperação Técnica. A nova figura jurídica dá possibilidades maiores de ação, sem perder a continuidade do intercâmbio de docentes portugueses e brasileiros para masterclasses, workshops, concertos e participações em atividades diversas de visibilidade acadêmica. Atualmente esse convênio é movimentado do lado português pelos professores Luiza Tender e Antônio Carrilho, membros da coordenação de pós-graduação stricto sensu no IPCB, enquanto do lado brasileiro ele é representado pelo professor Márcio Páscoa. 


Universidade Nova de Lisboa – Portugal

Em fase de renovação, o convênio assinado inicialmente com a Universidade Nova de Lisboa em 2015 foi estabelecido para a cooperação técnica em diversos projetos capitaneados pela instituição portuguesa, como a elaboração da História Temática da Música em Portugal e no Brasil e a Catalogação do Acervo Musical do Paço Ducal de Vila Viçosa em Portugal, que conta com a participação frequente do Prof. Márcio Páscoa pelo lado do PPGLA, assim como eventuais contributos de outros membros locais, enquanto do lado português ele é representado pela equipe do CESEM (Centro de Estudos Musicais), que sediou uma edição do SIMIbA, nascido da parceria do PPGLA-UEA com o CEB-USAL.



Universitá Gabriele d’Annunzio di Chieti – Pescara

Este convênio foi renovado, em 2024, para mais seis anos de vigência. As atividades que têm sido desenvolvidas implicam a mobilidade de professores para ações conjuntas de pesquisa no campo da linguística. O professor Carlos Renato Rosário, do corpo permanente do PPGLA e coordenador científico deste acordo, se deslocou para período de estágio pós-doutoral, enquanto está prevista para 2025 e 2026 a chegada docentes da instituição italiana para termo de visitação e colaboração no PPGLA.




King’s College London – Londres 

O acordo com a UEA, assinado através de ação do PPGLA, foi firmado em torno do projeto Irene: Conflict Resolution Training sessions with indigenous women activists in Amazonia (Brazil).  O projeto, que envolve também a Universidade de La Sabana (Colômbia), utiliza textos clássicos e técnicas retóricas, como o método socrático, para ajudar comunidades indígenas na Amazônia a encontrar maneiras pacíficas de resolver conflitos. O projeto adaptou e traduziu um livro de exercícios em formato de história em quadrinhos do projeto Irene Peace Building ​​para treinar mulheres ativistas indígenas como mediadoras, auxiliando-as a lidar com disputas em suas comunidades, no alto Rio Negro. Essas ativistas, por sua vez, replicarão o treinamento em suas comunidades, ajudando a resolver disputas relacionadas a terras, água e violência de gênero. Ao conectar textos clássicos com questões contemporâneas, Irene forneceu a base para esforços de construção da paz de longo prazo em uma região carente e vulnerável. O projeto tem uma página web para referência inicial: https://proyectoirene.pages.dev/recursos-didacticos/guia-socratica/pt/




G-CUB

Uma importante ação de mobilidade internacional da qual o PPGLA participa é o convênio com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (G-CUB). Durante o quadriênio 2021-2024, o Programa recebeu três estudantes estrangeiros em seu curso de mestrado: um estudante peruano, uma estudante moçambicana e uma estudante timorense. Esses discentes contam com reserva de bolsa de mestrado da CAPES para sua permanência na cidade e, ao chegarem a Manaus, têm direito a moradia na Casa do Estudante por um período de três meses, enquanto se conclui o processo de implementação da bolsa. Essa ação também está alinhada à política de cotas, ações afirmativas e práticas inclusivas do Programa, pois prioriza estudantes oriundos de contextos geopolíticos vulneráveis. Em breve, também serão ofertadas vagas para o curso de doutorado por meio desse convênio.