Uma comissão formada por professores do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes iniciou neste dia 22 uma série de atividades e encontros em universidades portuguesas visando ao planejamento e consolidação de ações de internacionalização no âmbito de convênios e projetos entre as instituições envolvidas.

Constituem a comissão o coordenador do PPGLA, Prof. Dr. Allison Leão, o vice-coordenador, Prof. Dr. Márcio Páscoa, além das Profas. Dras. Renata Rolon e Luciane Páscoa e do Prof. Dr. Mário Trilha.

Iniciando as atividades programadas, realizou neste dia 22/11 uma reunião de planejamento com o vice-reitor da Universidade de Aveiro, Dr. Arthur Manuel Soares da Silva e as Dras. Ana Margarida Ramos, diretora do Departamento de Línguas e Culturas da UA, e Dra. Maria Manuel Baptista, diretora do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas. Esteve em pauta, entre outros temas, a mobilidade acadêmica entre docentes e discentes do PPGLA e da UA e a possibilidade de projetos de pesquisa em parceria e outras formas de cooperação bilateral. Essas ações estariam vinculadas ao acordo de cooperação já firmado entre as instituições. Da parte da UEA, a Profa. Dra. Renata Rolon coordena o convênio.

Nos próximos dias, ainda na UA, a comissão vai participar de reunião de trabalho com coordenadores dos subgrupos da área de Estudos Literários. Além disso, os membros da comissão apresentarão trabalhos no Congresso Internacional entre Restos e Rastos: ficções do arquivo, arquivos na ficção, além de conferências no Museu de Aveiro e concerto na Igreja das Carmelitas.

Depois das atividades em Aveiro, a comissão segue para Lisboa para a segunda parte da missão, desta vez na Universidade de Lisboa e na Universidade Nova de Lisboa.

A missão internacional é financiada pela FAPEAM (por meio do POSGRAD), pela CAPES (por meio do PROCAD-AM) e pela Universidade do Estado do Amazonas.

Categorias: Destaques