A discente Pricilla da Silva Conserva e os egressos Alex Viana e Lethícia Bernardino tiveram projetos aprovados em editais da Lei Paulo Gustavo.

Pricilla da Silva Conserva coordenará o projeto “O pai de qualquer pátria”, em colaboração com o egresso Daniel Nunes. O projeto foi contemplado no edital de Fomento às Artes e Cultura, na modalidade Teatro, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas.  Segundo Priscila, a proposta engloba “a criação de um monólogo em cinco cenas. A dramaturgia se desdobra em particularidades sobre relações familiares, reflexões sobre a condição de pais e filhos, inquietações sobre o estado de coisas da presente sociedade”.

Alex Viana também foi contemplado no edital de Fomento às Artes e Cultura, com o projeto “A literatura infantojuvenil indígena”, na modalidade Literatura. A proposta visa a publicação da dissertação desenvolvida pelo ex-discente no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes em 2022, sob a orientação da Profa. Dra. Evany Nascimento.

O projeto “Afroliterariedades na Escola”, coordenado pela egressa Lethicia Bernardino, em colaboração com os discentes Alexandre Lira, Maria Beatriz Rodrigues e Profa. Dra. Renata Rolon (PPGLA-UEA) e do prof. Me. João Alves, foi contemplado no edital Manaus Identidade Cultural – Demais Linguagens, na modalidade Literatura – Capacitação, do Conselho Municipal de Cultura de Manaus. Segundo a coordenadora, Lethicia Bernardino, “o projeto é voltado à difusão do conhecimento e ao estímulo da leitura das literaturas afro-brasileira e africanas de língua portuguesa, e pretende incentivar a implementação da Lei nº 10.639/03 nas escolas públicas da periferia de Manaus por meio da integração entre ensino e pesquisa acadêmica produzida pelo Grupo de Pesquisa em Estudos Comparados, Crítica e Africanidades, coordenado pela professora Renata Brandespin Rolon, no âmbito da Universidade do Estado do Amazonas, estabelecendo pontes entre academia e comunidades”.

Os editais acima citados resultam da Lei Complementar nº 195,  criada em 2022, para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, em especial as demandadas pelas consequências do período da pandemia de Covid-19 no Brasil.