Organizadores: Terciane Ângela Luchese (UCS) Alberto Baurasse (Unimol/Itália)

EMENTA:

Ao longo de diferentes tempos e espaços, os seres humanos migraram e ao fazê-lo vivenciaram a intensidade de aprendizagens vinculadas à língua, aos modos de vida e nas formas de significar, conviver e organizar a própria existência mediante diferentes culturas. Migrar como promessa, escolha ou refúgio produziu aprendizagens e, no confronto com o outro, novos modos de ser, compreender e (sobre)viver. A proposta do presente dossiê é mirar os deslocamentos de diferentes grupos humanos, atentando para os processos educativos vividos e as suas formas, em perspectiva transnacional: investigar a complexidade da história dos processos educativos (escolares e não-escolares) capazes de iluminar dimensões pouco exploradas nas relações entre migrações e educação no Brasil e América Latina. Nesta proposta, interessa, em especial, considerando as relações transnacionais, perceber nos processos migratórios a constituição de estratégias educativas e escolares, produção, circulação e distribuição de materiais didáticos, bem como a constituição de culturas escolares. Interessa pensar nos itinerários dos sujeitos, os modos como distintas agências e iniciativas educacionais, religiosas ou civis, estatais ou associativas, produziram a educação.

PRAZO DE SUBMISSÃO: 07 de março a 07 de agosto de 2022