Reunidos em Assembleia Geral realizada durante o II Encontro do Grupo de Estudos linguísticos e Literários da Região Norte – GELLNORTE, realizado na Universidade do Estado do Amazonas – UEA, no período de 28 a 31 de maio de 2019, professoras, professores e estudantes de diferentes universidades do Norte do Brasil vêm a prestar justa homenagem ao Professor Dr. Dermeval da Hora de Oliveira pelo apoio, incentivo e dedicação que sempre demonstrou em prol dos pesquisadores e Programas de Pós Graduação do Norte do Brasil.
Desde o ano de 2012, no I Fórum de Coordenadores de PPG’s da região Norte, na cidade de Belém – PA, Dermeval da Hora passou a estimular os pesquisadores dessa região que interagissem e firmassem parcerias a fim de fortalecer as pesquisas e cooperações entre programas de instituições amazônicas.
Mesmo com as assimetrias regionais e os desafios políticos, sociais e culturais enfrentados pelo Norte do Brasil, Dermeval da Hora sempre apostou na capacidade de professoras, professores e estudantes em aproveitar as peculiaridades regionais enquanto potencial para o desenvolvimento de seus estudos e pesquisas, com foco na diversidade étnica, cultural e linguística regional.
Mesmo em momentos de dificuldades, sua voz e ações foram sempre pautadas pela generosidade, incentivo e disposição para buscar e encontrar soluções aos problemas vividos pelos programas da Área de Linguística e Literatura da região.
Em todos os Fóruns de Coordenadores do Norte, realizados entre os anos de 2012 a 2016, Dermeval da Hora sempre incentivou a criação do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Norte, na forma de uma associação de natureza acadêmica. Não por acaso, a partir de sua proposta, professoras, professores e estudantes fundaram essa associação durante o Fórum de Coordenadores do Norte e o I Encontro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários da Região Norte, realizado no campus da Universidade Federal do Acre, na cidade de Rio Branco, no período de 2 a 6 de outubro de 2017, sob a presidência do Professor Gerson Rodrigues de Albuquerque. Também nesse encontro, o Professor Dermeval da Hora
se fez presente, tornando-se sócio fundador do GELLNORTE.
Com a realização deste II Encontro do GELLNORTE, sob a presidência da Professora Juciane dos Santos Cavalheiro, a diretoria e todas as pessoas presentes à segunda assembleia geral ordinária expressam seu reconhecimento e prestam homenagem a Dermeval da Hora, por tudo o que fez e continua fazendo nesse momento de ameaças às universidades públicas, por sua luta, coragem e vontade de ver os programas de pós-graduação em linguística e literatura das muitas Amazônias aprofundarem laços de cooperação no ensino, na pesquisa e extensão focadas em temáticas que dialoguem com as questões mais gerais do país e do mundo, mas que tenham os pés firmes no chão de suas realidades locais, que
tenham impacto regional, que estejam afinadas com as realidades cotidianas dos
mundos amazônicos.
Esta homenagem é um modesto reconhecimento a Dermeval da Hora e um agradecimento público pelo profissionalismo, seriedade, competência e dedicação
demonstradas durante seu mandato de Coordenador da Área na Capes, mas, fundamentalmente, na condição do ser humano que é: amigo, generoso e solidário em tempos passados e em tempos presentes.
Manaus, Amazonas, 31 de maio de 2019
Grupo de Estudos Linguísticos e Literários da Região Norte – GELLNORTE