Mestrando de Letras e Artes ganha Concurso de Violão em São Paulo

O mestrando WAGNER TIBURTINO, do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da UEA, ganhou, nesse sábado, dia 06 de julho o 1º Lugar no XIV Concurso de Violão do Conservatório Villa-Lobos, da Fundação de Instituto Tecnológico de Osasco, em São Paulo, competindo com aproximadamente 50 candidatos de todo o Brasil.
Esse concurso é aberto a alunos de escolas de música e professores particulares, e tem por objetivo estimular o aprimoramento do estudo de violão, além de fomentar a prática de apresentação em público.
O programa apresentado por Wagner Tiburtino foi: Prelúdio n.02, de Villa-Lobos, como peça de confronto, e Sonata Omaggio a Boccherini, de M. Castelnuovo-Tedesco (1º, 2º e 4º movimentos), como peça escolhida.
O mestrando é bacharel em Música ¿ Violão, pela UEA, faz parte da Orquestra de Violões do Amazonas (OVAM) e tem pelo violão uma paixão desde a infância, buscando, sempre, o aperfeiçoamento técnico e performático. Agora, na pós-graduação em Letras e Artes, busca aprofundamento teórico para, com suas pesquisas, poder auxiliar no acesso a obras clássicas, criadas para guitarra barroca, por exemplo. O tema de sua dissertação é sobre «Procedimentos de transcrição da guitarra barroca: uma análise comentada do tratado Poema Harmonico por el temple de la guitarra española, do compositor Francisco Guerau», orientado pelo Prof. Dr. Luciano Souto, que acompanha o discente desde a graduação.
“Tudo isso é resultado de tempos de dedicação e sacrifícios. Esse 1º lugar coroa o início de um caminho que trilho com muita determinação”, disse o violonista.