Nos dias 04 e 05 de junho, docentes pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes da UEA, em conjunto com docentes do Programa de Pós-graduação em Letras da Ufam e do Programa de Pós-graduação em Literatura da UnB, estiveram reunidos nas dependências do PPGLA-UEA para realizar o primeiro seminário envolvendo a equipe interinstitucional que tem desenvolvido o projeto “Amazônia, escritas possíveis: memória, interpretação, alteridades”. A proposta é executada no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (ProcadAmazônia), edital Capes 021-2018, em que a equipe foi contemplada. O Procad tem sido um importante instrumento para fortalecimento e promoção de programas de pósgraduação no Brasil. Foi com esses propósitos que o PPGLA se associou às outras duas instituições. O seminário foi o primeiro encontro programado para os quatro anos de duração do projeto (2018-2022), no qual o grupo composto por dezesseis pesquisadores das três instituições, juntamente com estudantes de graduação e pós-graduação, realizam pesquisas em torno dos efeitos que os processos de modernização (séculos XVIII, XIX e XX) trouxeram à Amazônia, bem como de que maneiras se deram as representações culturais, artísticas e literárias sobre esses processos. O projeto prevê cooperação interinstitucional na forma de pesquisas em conjunto, realização de eventos, missões de pesquisa fora do estado, estágio pós-doutoral para professores do PPGLA-UEA e PPGL-Ufam e publicações coletivas em livros e periódicos relevantes. Também se destaca o papel dos discentes que integram o projeto com seus planos de trabalho individuais desenvolvidos em iniciação científica e mestrado. Eles também poderão realizar missões de pesquisa em instituições fora do Amazonas. Durante este primeiro seminário, apenas os membros da equipe expuseram seus projetos. Nos dois dias, os docentes se revezaram entre exposições e debates, contando ainda com a participação, como observador e debatedor, do Prof. Dr. João Cézar de Castro Rocha (UERJ). Ao final, a equipe definiu os passos seguintes do desenvolvimento do projeto, destacando-se o planejamento para o próximo seminário, que abrirá chamada para apresentação de trabalhos e contribuições externas, a ser realizado no segundo semestre de 2019.

Categorias: Destaques