O projeto “Eu leitor, ouvinte, autor” foi escrito em 2018 pela professora Cínthia Bastos Saboia, egressa do PPGLA, e desenvolvido numa escola ribeirinha de Manaus com o apoio da Fapeam. O principal objetivo era transformar alunos do Ensino Fundamental II em leitores críticos, melhores ouvintes com autonomia na produção textual. O projeto foi planejado em três etapas: preparação de conteúdos de tipologias textuais e oficinas de produção textual; discussões sobre o conceito de Literatura; contato com Literatura Brasileira e Literatura Indígena. A equipe coletou narrativas por meio de áudio e vídeo, e a tradução foi realizada por uma aluna indígena, bolsista do projeto. Um dos produtos previstos é um e-book, ainda a ser publicado. O projeto recebeu vários prêmios e recebeu a indicação para representar o Brasil em evento no Paraguai.
Premiações do projeto:
1º lugar na Feira de Ciências da Escola Municipal Paula Aliomar Ribeiro Beltrão – 2018 – evento local
1º lugar na Feira de Ciências da Divisão Distrital Zona Rural – 2018 – evento local
1º lugar na Feira de Ciências da Semed – 2018 – evento local
1º lugar na Feira de Ciências da Amazônia – 2018 – categoria 6º a 9º ano – evento estadual
2º lugar na Feira de Ciências e Engenharia do Amapá – Feceap 2019 evento internacional

Equipe do projeto:

Cínthia Bastos Saboia – coordenadora
Evelim Lopes Lima – Integrante /
Laysa Raissa de Souza e Souza/ integrante /
Arine da Silva e Silva – Integrante.