Considerada a lingua mater de todas as línguas românicas do mundo (português, francês, italiano, espanhol, etc.), além de veículo da herança clássica do Ocidente, o latim é estudado quase exclusivamente nos cursos de Letras das licenciaturas nos cursos superiores do país. Sua extrema importância, contudo, se faz nítida quando é necessário acessar a literatura legada pela Antiguidade Clássica, bem como explicar os fenômenos, as raízes e o funcionamento da língua portuguesa, algo que é inerente e imprescindível ao ofício do professor de português.

O livro que a Editora Appris lança este mês, “Introdução à Língua Latina”, é resultado dos últimos 10 anos de docência do professor Dr. Carlos Renato Rosário de Jesus, professor de língua e literatura latina do curso de Letras ENS/UEA. Segundo o prof. Fábio Fortes (UFJF), autor do prefácio, “o livro aborda de princípios básicos da morfologia do latim, a questões bem específicas, por vezes ausentes em outros livros didáticos – como a sintaxe das formas nominais – que, no entanto, são importantíssimas para a aquisição da capacidade de leitura nessa língua”. Trata-se de uma publicação que vem preencher uma lacuna significativa no mercado editorial amazonense, visto que já há muitas décadas uma obra dessa natureza, escrita por um autor da terra, não circula nas prateleiras das livrarias do Amazonas. Com esse material, espera-se oferecer uma opção didática relevante e minuciosamente preparada para atender a uma demanda dos cursos de Letras, nos quais o Latim incide como disciplina obrigatória, mas que ainda carece de um método que lhe seja adequado, em face das características das licenciaturas locais, que oferecem no máximo 3 semestres da disciplina.

O volume conta com 377 páginas e numerosos exercícios que, ao lado da explicação gramatical, facilitam a fixação do conteúdo, fornecendo as bases necessárias para o seguro avanço do estudante na compreensão e na tradução autônoma de textos simples e complexos da língua dos antigos romanos. Por isso, ainda segundo o prof. Fábio Fortes, “a obra pode tanto ser o livro-texto para o ensino de latim para estudantes e professores mais inclinados a uma perspectiva estrutural de sua aprendizagem, quanto servir de compêndio gramatical e livro de exercícios complementares ao uso de outras abordagens metodológicas”.

A publicação contou com o apoio do Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto

Sensu – POSGRAD 2019, resolução 003/2019 – FAPEAM.

Categorias: Destaques