O PPGLA-UEA recebeu hoje, 11/05, a nova discente do curso de mestrado, Elda Cau. A iniciativa faz parte das ações da Cooperação Internacional com a Universidade Pública Moçambicana (UniSave) e Universidade do Estado do Amazonas, por meio de convênio com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB).

A recepção foi conduzida pelo coordenador do programa, Prof. Dr. Allison Leão, pela coordenadora do “Grupo de Estudo e Pesquisa em Estudos Comparados, Crítica e Africanidades” e orientadora da discente, Profa. Dra. Renata Beatriz B. Rolon e pela discente Maria Beatriz Rodrigues da Silva. Elda Cau prosseguirá os estudos no curso de Pós-Graduação em Letras e Artes, em Manaus, no período de 24 meses.

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Foi fundada no dia 29 de outubro de 2008, em Brasília – Distrito Federal com o nome de Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Essa denominação foi alterada formalmente no dia 30 de outubro de 2020 em sua Assembleia Extraordinária. Atualmente, é composta por 89 Universidades brasileiras.
No Brasil, as ações do GCUB recebem o apoio, dentre outros, do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), especialmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa (DELP).