O Prof. Dr. Carlos Renato Rosário de Jesus (PPGLA-UEA) participará do Simpósio de Estudos Clássicos da Universidade de São Paulo (USP).

O Simpósio de Estudos Clássicos, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas, visa a fomentar o diálogo entre pesquisadores da USP e de outras Instituições nacionais.

O evento ocorrerá nos dias 30 e 31 de maio, com a composição de três mesas temáticas: 1. Recepção da Literatura Greco-Latina; 2. Discurso Teórico Greco-Latino; e 3. Poesia e Prosa Greco-Latinas.

O Prof. Dr. Carlos Renato Rosário de Jesus (PPGLA-UEA) e o Prof. Dr. Roberto Wu (UFSC) integrarão a mesa temática 2, a ocorrer no dia 30 de maio. A mesa será coordenada pela coordenadora Profa. Dra. Elaine Sartorelli.

Título e resumo da pesquisa a ser apresentada pelo Prof. Dr. Carlos Renato Rosário de Jesus (PPGLA-UEA)

A constituição rítmica do período oratório na retórica romana

O ritmo oratório (numerus), entendido como elemento constitutivo dos recursos estilísticos do orador para a perfeita eloquência, encontra no Orator, de Cícero, uma importante fonte de conhecimento. Entre outros fatores, as instruções de Cícero para a preparação do discurso que caracteriza a uis oratoris enfatizam a necessidade de que seu orador perfeito dedique grande esforço à cuidadosa elaboração do período oratório, unidade básica sobre a qual incidem os principais expedientes rítmicos que proporcionam a elegância do dizer, especialmente através da hierarquização do período em membra (κῶλα) e incisa (κόμματα). Neste trabalho, apresentaremos as fontes e concepções dos romanos sobre o funcionamento, taxonomia e funções do περίοδος, a fim de compreender em que medida sua estrutura e formulação concernem ao delineamento retórico e estilístico do discurso. Nesse percurso, daremos especial atenção às contribuições teóricas de Cícero ao tema presentes em seu ultimo grande tratado, mas sem deixar de mencionar, ainda que panoramicamente, a discussão exposta na Rhetorica ad Herennium, na De compositione uerborum, de Dionísio de Halinarnasso, e na Institutio Orataria, de Quintiliano

Para mais informações, acesse o link: https://www.fflch.usp.br/47086


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *