A aluna egressa do PPGLA-UEA, Thais Vasconcelos, participou da equipe de direção do espetáculo o Menino Maluquinho, apresentado durante a programação do XXII Festival de Ópera do Theatro da Paz, em Belém-PA.

O Festival foi uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com o Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM). A produção foi fruto do termo de cooperação denominado Corredor Cultural da Amazônia, assinado em março de 2022 entre a Secretaria de Cultura do Amazonas e o Governo do Pará, por meio da Secult, Theatro da Paz e Teatro Amazonas, na capital manauara.

Thais Vasconcelos é atriz e dramaturga, mestre em Letras e Artes (PPGLA/UEA) e bacharela em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Em 2012 fez uma graduação sanduíche, com habilitação em Teatro, pela Appalachian State University, na cidade de Boone, na Carolina do Norte (EUA). Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas pela UNIRIO. É autora dos livros José de Lima Penante e a dramaturgia teatral na Manaus do século XIX e Histórias para contar no Natal, ambos publicados em 2020.