Entre os dias 23 e 27 de junho do corrente ano, ocorreu o XIX Congresso Internacional ABRALIC, sediado na Universidade Federal do Amazonas. O evento contou com mesas-redondas, simpósios de comunicações orais, lançamentos de livros, conferências e premiações, sob o tema “Redes, margens e rios”. O Congresso foi realizado por meio da parceria entre UFAM e UEA.
A participação do PPGLA no evento se deu também através das coordenações de simpósios temáticos pelos professores doutores Renata Rolon, Luciane Páscoa e Augusto Rodrigues; pela exibição dos documentários Teatro Amazonas: criação e concepção de um monumento, O Clube da Madrugada e Literatura de autoria indígena no Amazonas; bem como pelas comunicações orais de alunos e egressos: Mariana Vieira, Adoneles Paes, Maison Batista, Diana Farias, Ana Karenina Dácio, Ligia Dutra, Tayane Vieira, Matheus Cascaes, Ester Cordeiro e Adriana Antonaccio, contando também com comunicação da pesquisadora visitante, Profa. Dra. Maria Gabriella Fonseca. Destacamos, ainda, um minicurso ministrado pela Profa. Dra. Elaine Andreatta, docente do PPGLA-UEA. Nesta edição do evento, Diana Farias, egressa e atual doutoranda do PPGLA foi premiada por sua dissertação, assim como a egressa do mestrado do PPGLA, Mariana Vieira, tem sua tese igualmente premiada.
O Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA) destaca a importância do evento como uma oportunidade de trocas acadêmicas e intercâmbio cultural e evidencia a relevância do acontecimento do Congresso na cidade de Manaus.
0 Comments